10 ferramentas para o desenvolvimento PHP moderno

Fonte: http://www.davedevelopment.co.uk/2008/03/20/10-tools-for-modern-php-development/

Uma simples lista com ferramentas para desenvolvimento moderno em PHP. Existem alternativas para a maioria das ferramentas, mas vou listar ferramentas nativas do PHP sempre que possível.

1. PHPUnit

PHPUnit é um framework de testes que pertence à família xUnit de frameworks de teste. É utilizado para escrever e rodar testes automatizados.

Site do PHPunit

2. Selenium RC

Selenium RC pode ser utilizado em conujunto com o PHPUnit para criar e rodar testes automatizados de dentro do browser. Permite que seja rodado em diversos browsers e plataformas, pois é implementado em Java.

Site do Selenium RC

3. PHP CodeSniffer

PHP CodeSniffer é um analizador de código PHP que escaneia o seu código e mostra erros e alertas baseado em um conjunto de padrões de código.

Site do PHP CodeSniffer
Documentação do PHP CodeSniffer

4. Phing

Phing é um empacotador de projetos escrito em PHP, muito semelhante ao popular ant, do Java. O Phing pode ser usado para fazer builds automáticas, migração de banco de dados, implantação (deployment) e configuração de código.

Site do Phing
Manual do Phing (em inglês)
Migração de banco de dados com Phing (em inglês)

5. Xdebug

Xdebug é uma ferramenta que serve para várias coisas: debug remoto, rastreamento de pilha (stack trace), rastreamento de funções, perfilamento (profiling) e análise de código. O cliente de debug está disponível em diversas IDEs de PHP e até plugins, fazendo com que seja possível debugar código até através do vim.

Site do Xdebug
Documentação do Xdebug

6. PHPDocumentor

PHPDocumentor é uma ferramenta de documentação automatizada, que permite que você gere uma documentação a partir de de comentários formatados especificamente no seu código. Semelhante ao Javadoc.

Site do PHPDocumentor

7. phpUnderControl

phpUnderControl é uma espécie de “add-on” do CruiseControl (uma famosa ferramenta de integração contínua). Junto com as últimas seis ferramentas, o phpUnderControl te dá uma visão geral do estado atual da sua aplicação/base de código.

Site do phpUnderControl

8. Zend Framework – ou <insira seu Framework favorito aqui>

Frameworks facilitam o desenvolvimento de software, permitindo que os desenvolvedores foquem na lógica de negócio ao invés de ficar se preocupando com elementos chatos e repetitivos do desenvolvimento, como implementação de cachê. Existem diversos frameworks, de todos os tamanhos, tipos e sabores, mas eu particularmente prefiro o Zend Framework.

Site do Zend Framework
Documentação do Zend Framework (em inglês)

9. Subversion

Subversion é uma ferramenta para controle de versionamento de arquivos, sucessora do CVS. Esta ferramenta se torna muito interessante porque permite que vários desenvolvedores trabalhem no mesmo código e ainda guarda um histórico de todas as alterações dos arquivos, desde o início do projeto.

Site do Subversion

10. Jira

Eu poderia ter nomeado diversas ferramenas, mas esta é a que tive contato mais recentemente e gostei do que vi. Jira é um tracker de bugs/solicitações que pode auxiliar no gerenciamento do projeto em termos de objetios e roadmaps. A maioria dos trackers se integram à controladores de versão, como o Subversion. O único ponto fraco do Jira é que ele é cobrado quando utilizado em projetos que não sejam open source.

Site do Jira

E então?

O que achou da lista? Faltou alguma coisa? Prefere alguma alternativa aos softwares listados?

Mande sua sugestão!

Um abraço a todos e fiquem com Deus
Rafael Jaques

14 respostas para “10 ferramentas para o desenvolvimento PHP moderno”

  1. Marcel disse:

    Muito boa a lista, não trabalho com php há algum tempo mas irei me reciclar com essas ferramentas quando tiver mais tempo.

    Abraço!

  2. Gostei muito deste post. A forma de abordagem simples e objetiva mostra tanto para programadores experientes quanto novatos a nova tendência de mercado com o PHP.

    Apenas gostaria de alterar o item 9. Usei subversion durante 1 ano e meio e agora estou usando o GIT e este está anos-luz a frente do Subversion. Vale a pena dar uma conferida nele…

  3. Carlos Moraes disse:

    Em Porto Alegre fui em uma palestra com um diretor da Atlassian, empresa responsável pelo Jira. Eles possuem uma série de ferramentas em conjunto com o Jira bem interessantes, porém todas $$$.

    Nesse link anotei algumas considerações sobre a palestra.

    http://www.socialsportclub.com.br/blogdocarlos/?p

    Abraço.

  4. [...] lendo: phpit.com.br Delicious Digg Facebook Reddit Stumblers [...]

  5. Felipe disse:

    Zend Framework FTW!

  6. vagner4work disse:

    Nessa lista, eu só alteraria o item 9. Acho que o GIT é a solução ideal para controle de versão.

  7. eric disse:

    Excelente artigo, gostei, principalmente porque estou começando agora com php. Só uma dúvida: qual ide eu começo a usar, que seja boa e gratuita? Obrigado

  8. Visitante disse:

    8 – Symfony2 -> ganha de 1000 a zero do Zend no quesito documentação
    9 – Git -> ganha de 1000 a zero do SVN em tudo

  9. Tiago Marques disse:

    Ola Rafael, Boa tarde. Tudo bem?

    Gosto muito do seu site, tem me ajudado bastante. Parabens.

    Gostaria de saber se o Zend em relacao a componentes é que mais se parecer com o ZK (http://www.zkoss.org/zkdemo/grid?zkn=1) que é utilizado com Java na empresa que trabalho.

    Em resumo, existe algo equivalente ao ZK para pleno uso em nossos sistemas em php?

    • Rafael Jaques disse:

      Desculpe, Tiago. Infelizmente nunca trabalhei com o ZK. Não sei te dizer qual seja o framework equivalente, mas o ZendFramework está com uma API bem robusta. Sugiro que dê uma olhada.

      Talvez alguém que passeia pelo blog possa ver sua pergunta e possa responder melhor.

      Experimenta dar uma olhada na categoria de Zend Framework 2 aqui no blog. Pode encontrar posts úteis!

      Boa sorte!

Deixe uma resposta