Como criar páginas com template personalizado no WordPress

Atenção! Essa postagem foi escrita há mais de 2 anos. Na informática tudo evolui muito rápido e algumas informações podem estar desatualizadas. Embora o conteúdo possa continuar relevante, lembre-se de levar em conta a data de publicação enquanto estiver lendo. Caso tenha sugestões para atualizá-la, não deixe de comentar!

Logo do WordPress

Criar um tema de WordPress para acomodar os conceitos de design do seu website torna-se muito mais fácil quando você sabe algumas coisas como Páginas com Templates Personalizados. O WordPress trabalha utilizando posts páginas, mas uma página não precisa ter exatamente o mesmo formato de outra. Você pode criar layouts e conteúdos únicos para páginas específicas, criando sites com efeitos visuais interessantíssimos e que ainda sim podem ser editados pelo poderoso WordPress.

O que é uma Página com Template Personalizado?

Exemplo de template

Estes templates personalizados do WordPress são arquivos de tema que disponibilizam uma alternativa para o arquivo page.php padrão. Esses templates podem conter qualquer HTML e tags de template que você desejar e que sejam necessários para construir o layout ou conteúdo escolhido, então o arquivo pode ser associado a uma página específica de modo que o WordPress utilize este novo template quando estiver exibindo esta página em particular.

Exemplo de template

Comumente as páginas com templates personalizados são utilizadas para criar layouts únicos para seções como sobre nósdepoimentos ou serviços; um charmoso portfolio tomado de efeitos visuais; ou um inteligente sistema de contato utilizando códigos inseridos diretamente no template. Se você precisa configurar o layout da sua página além do que está no arquivo page.php padrão, então você precisa de uma página com template personalizado!

Como criar uma Página com Template Personalizado

Criar uma página com template personalizado não poderia ser mais simples! Crie um arquivo PHP em branco e adicione o seguinte código:

<?php
/*
Template Name: Portfolio
*/
?>

Configure o nome do template como algo reconhecível, pois é este nome que aparecerá em um menu dropdown dentro da tela de administração do WordPress. Salve o arquivo com um nome correspondente ao template que escolheu e que faça sentido como portfolio.php, por exemplo.

Exemplo de código

No restante do documento, adicione seu HTML e suas tags do WordPress para construir o layout que deseja. Aqui você pode utilizar tags como <?php get_header(); ?> para construir uma página utilizando os elementos de header/sidebar/footer existentes ou pode criar algo completamente novo e único utilizando apenas alguns loops do WordPress. Não se esqueça que você também pode programar suas rotinas diretamente nesse arquivo também, como uma ação de um formulário, importação de um vídeo do YouTube ou um iFrame do Google Maps.

Trecho do wordpress

Depois de criar o seu template personalizado e enviá-lo para o diretório do seu tema, crie uma nova página utilizando o editor do WordPress. Todos os conteúdos que você adicionar utilizando o WYSIWYG aparecerão em qualquer lugar que a tag <?php the_content(); ?> estiver inserida. Essa página utilizará o template page.php padrão a menos que você altere as opções de modelo na área de atributos da página.

Trecho do wordpress

Selecione o menu Modelo e escolha o arquivo de template que você criou. Pressione o botão de publicar e veja seu WordPress gerar conteúdo dinâmico na estrutura de página personalizada que você criou.

Texto adaptado do original: http://line25.com/tutorials/how-to-create-a-wordpress-custom-page-template

  • muito bom artigo, estou a cada hora que passa me familiarizando mais com as possibilidades no WordPress!
    faz uns 2 anos que continuo fazendo sites em html, css e php, na 'unha' sem nenhum CMS, porém já entendi que isso é necessário e vai me poupar muito tempo! o motivo de não entrar nessa era não conhecer nada sobre! mas resolvi ir atras, ler, ler, estudar, estudar!
    espero ainda este ano inaugurar meus novos sites em wordpress :) Bora ali ler mais uns artigos pelo PhPit B)
    Seguindo em 3, 2, 1…

    • Boa sorte nos seus estudos!
      Recomendo dar uma olhada nos slides do Wordcamp, no site do Rafael Ehlers: http://risewp.com.br/wordcamp/

      Abraço!

      • obrigado pela indicação, já acessei e salvei aqui para consultar mais vezes! Boa noite :)

  • Duvanir Trigo

    Olá Rafael, tudo bom? Uma dúvida, eu posso usar desse mesmo recurso para criar um página que liste registros de um banco de dados personalizado, usando tabelas, etc. Ou seria melhor criar o código php dentro de um post para fazer isso? Qual a melhor forma na sua opinião? Desculpe pela pergunta muito básica, conheço muito pouco sobre wordpress. Muito Obrigado.

    • Olá! Esse artigo ensina a criar um template personalizado, ou seja, uma organização da página para determinados tipos de post.

      Pode, sim, ser uma maneira de inserir código PHP no seu blog, mas você pode também criar um shortcode.

      Tem que ver o que supre melhor a sua necessidade.

      Bons estudos. :)

  • cmcarolmoraes

    Olá, tudo bem! Também sou iniciate no wordpress e (claro!) tenho uma dúvida básica: comprei um template para site, em php. E gostaria de inserir esse template na ferramenta do wordpress. Isto é possível? Qual plano do wordpress devo comprar: Premium ou Negócios? Obrigada!

    • Olá. A primeira coisa que você precisa saber é se esse template é de WordPress ou é um template de PHP puro. Aí sim você vai poder saber se aplica ou não no blog.

      Quanto ao plano, acho que você está se referindo ao WordPress.com, certo?
      Eu não tenho conhecimento nele. Eu uso apenas a ferramenta do WP hospedada no meu domínio, não a hospedagem deles. Sei que lá eles cobram para poder utilizar todas as ferramentas, enquanto em uma hospedagem sua você tem acesso completo.

      Espero ter ajudado!

  • Marcos

    Cara vc me ajudou muito tava procurando isso a dias, muito obrigado e continue com o bom serviço

  • Opa.. Super artigo..

    Valeu pelas dicas..