Como criar páginas com template personalizado no WordPress

Atenção! Essa postagem foi escrita há mais de 2 anos. Na informática tudo evolui muito rápido e algumas informações podem estar desatualizadas. Embora o conteúdo possa continuar relevante, lembre-se de levar em conta a data de publicação enquanto estiver lendo. Caso tenha sugestões para atualizá-la, não deixe de comentar!

Logo do WordPress

Criar um tema de WordPress para acomodar os conceitos de design do seu website torna-se muito mais fácil quando você sabe algumas coisas como Páginas com Templates Personalizados. O WordPress trabalha utilizando posts páginas, mas uma página não precisa ter exatamente o mesmo formato de outra. Você pode criar layouts e conteúdos únicos para páginas específicas, criando sites com efeitos visuais interessantíssimos e que ainda sim podem ser editados pelo poderoso WordPress.

O que é uma Página com Template Personalizado?

Exemplo de template

Estes templates personalizados do WordPress são arquivos de tema que disponibilizam uma alternativa para o arquivo page.php padrão. Esses templates podem conter qualquer HTML e tags de template que você desejar e que sejam necessários para construir o layout ou conteúdo escolhido, então o arquivo pode ser associado a uma página específica de modo que o WordPress utilize este novo template quando estiver exibindo esta página em particular.

Exemplo de template

Comumente as páginas com templates personalizados são utilizadas para criar layouts únicos para seções como sobre nósdepoimentos ou serviços; um charmoso portfolio tomado de efeitos visuais; ou um inteligente sistema de contato utilizando códigos inseridos diretamente no template. Se você precisa configurar o layout da sua página além do que está no arquivo page.php padrão, então você precisa de uma página com template personalizado!

Como criar uma Página com Template Personalizado

Criar uma página com template personalizado não poderia ser mais simples! Crie um arquivo PHP em branco e adicione o seguinte código:

[php]<?php
/*
Template Name: Portfolio
*/
?>[/php]

Configure o nome do template como algo reconhecível, pois é este nome que aparecerá em um menu dropdown dentro da tela de administração do WordPress. Salve o arquivo com um nome correspondente ao template que escolheu e que faça sentido como portfolio.php, por exemplo.

Exemplo de código

No restante do documento, adicione seu HTML e suas tags do WordPress para construir o layout que deseja. Aqui você pode utilizar tags como <?php get_header(); ?> para construir uma página utilizando os elementos de header/sidebar/footer existentes ou pode criar algo completamente novo e único utilizando apenas alguns loops do WordPress. Não se esqueça que você também pode programar suas rotinas diretamente nesse arquivo também, como uma ação de um formulário, importação de um vídeo do YouTube ou um iFrame do Google Maps.

Trecho do wordpress

Depois de criar o seu template personalizado e enviá-lo para o diretório do seu tema, crie uma nova página utilizando o editor do WordPress. Todos os conteúdos que você adicionar utilizando o WYSIWYG aparecerão em qualquer lugar que a tag <?php the_content(); ?> estiver inserida. Essa página utilizará o template page.php padrão a menos que você altere as opções de modelo na área de atributos da página.

Trecho do wordpress

Selecione o menu Modelo e escolha o arquivo de template que você criou. Pressione o botão de publicar e veja seu WordPress gerar conteúdo dinâmico na estrutura de página personalizada que você criou.

Texto adaptado do original: http://line25.com/tutorials/how-to-create-a-wordpress-custom-page-template