Obtendo números positivos sem gambiarra

Atenção! Essa postagem foi escrita há mais de 2 anos. Na informática tudo evolui muito rápido e algumas informações podem estar desatualizadas. Embora o conteúdo possa continuar relevante, lembre-se de levar em conta a data de publicação enquanto estiver lendo. Caso tenha sugestões para atualizá-la, não deixe de comentar!

Prefácio

Primeiramente você deve estar se perguntando: “Que raio de post é esse?”. E eu lhe respondo de uma maneira muito simples: falta de tempo. Mas não é porque estou escrevendo um artigo mais simples que ele se tornará menos interessante!

Esse artigo trata de uma dúvida simples que muitos programadores iniciantes (e até alguns intermediários, quiçá avançados) têm na hora de transformar números negativos em positivos, pois já vi coisas muito bizarras como até substr()!

Conceito

A função mágica atende pelo nome de abs(). O que ela faz é apenas retornar o valor absoluto do inteiro ou do float que for passado.

<?php

    echo abs(-9);           // Retorna 9
    echo abs(-1.2);        // Retorna 1.2
    echo abs(3);            // Retorna 3
    echo abs(8.4);         // Retorna 8.4
    echo 3 + abs(-4);     // Retorna 7

?>

Isto com certeza irá evitar algumas manobras que alguns programadores andam maquinando! :P

Conclusão

É bastante cômodo utilizar funções do nosso cotidiano para realizar tarefas específicas, mas nunca podemos esquecer que sempre poderemos ir atrás de funções especialistas que, geralmente, existem para um determinado fim.

Uma ótima semana a todos!
Fiquem com Deus.

Forte abraço,
Rafael Jaques