Disqus x IntenseDebate – Por que troquei?

Disqus x IntenseDebate

Disqus x IntenseDebate – Por que troquei?

Atenção! Essa postagem foi escrita há mais de 2 anos. Na informática tudo evolui muito rápido e algumas informações podem estar desatualizadas. Embora o conteúdo possa continuar relevante, lembre-se de levar em conta a data de publicação enquanto estiver lendo. Caso tenha sugestões para atualizá-la, não deixe de comentar!

Quem frequenta bastante o PHPit deve ter percebido que migrei o sistema de comentários do IntenseDebate para o Disqus.

Tomei essa decisão baseando-me em diversos fatores. O principal deles foi o desempenho. A quantidade e o peso dos JavaScript inseridos pelo IntenseDebate é muito maior quando comparado ao Disqus. Até o navegador lida melhor com o processamento.

Nos últimos tempos eu tinha muita dificuldade com spam. Acontecia direto no IntenseDebate, mesmo estando com o anti-spam ativo. Apagar as mensagens indesejadas manualmente era muito cansativo, principalmente com um bulk action que não funciona.

Eu também tinha problemas com o IntenseDebate no que diz respeito à otimização. Sempre que ativava o Rocket Loader (utilitário de otimização JS do CloudFlare), a seção de comentários não funcionava direito.

Quando alternei para o Disqus, o carregamento do site ficou mais rápido e isso me deixou bastante satisfeito. Outra capacidade do Disqus que falta ao IntenseDebate é a possibilidade de anexar arquivos aos comentários.

Porém, também existem pontos positivos no IntenseDebate, mas eu creio que eles não são suficientes para justificar a continuidade. A capacidade de ativar plugins, como smiles ou corretor ortográfico é um aspecto interessante.

Migrando do IntenseDebate para o Disqus

A migração foi bastante tranquila. O IntenseDebate mantém uma sincronização entre seu banco de dados e o banco de comentários do WordPress, então eu só precisei desativar o plugin verificar as permissões que ficaram.

Os quase 2.000 spams que haviam no banco, simplesmente voltaram para o estado de “aguardando aprovação”. Dessa maneira, fui obrigado a acessar diretamente o banco de dados e remove-los, já que o WordPress só permite remover os comentários de 10 em 10.

Feito isso, ativei o plugin do Disqus e, no menu Avançado, cliquei no botão de realizar a importação de comentários. A partir daí foi só aguardar e todo o processo foi feito em algumas horas.

Já está tudo funcionando. Espero que isso torne a maneira como conversamos mais ágil.

E aí? Gostaram? Comentem! Sugiram! Aproveitem o sistema novo.

Um abraço a todos e fiquem com Deus
Rafael Jaques